9 de novembro de 2010

Sua maquiagem está vencida?

Influenciada e intrigada com uma reportagem que assisti ontem na TV, resolvi pesquisar um pouco mais sobre esse papo de maquiagem, que precisa sim ser levado a serio.

Que atire o primeiro batom quem nunca usou uma maquiagenzinha velha!!

Amamos nossas maquiagens e temos um carinho muito grande por quase todas (em especial). Gostamos tanto, que as vezes temos até pena de usar, quem dirá de jogar fora quando passa do prazo!
Mas atenção: o uso de maquiagem velha pode trazer algumas consequências para sua voce, mais especificamente sua pele: alergias na pele, irritação e coceira nos olhos, inflamação dos cílios, e até o surgimento de espinhas podem ser consequências do uso de produtos vencidos.

Segundo a dermatologista Luciana Hitomi "Produtos vencidos, mesmo que com aparência normal, podem fazer mal à saúde e não devem ser utilizados. Eles podem causar alergia, que se caracteriza por vermelhidão e coceira; acne; provocar ardência na área dos olhos e até conjuntivite". Trágico, já pensou??

1)Vamos então para o principio mais básico, Onde Guardar?

Se voce ja pensou no banheiro, pode tirar o seu cavalinho da chuva. O banheiro não é o lugar ideal para guardar sua maquiagem. É úmido, onde certamente os produtos sofrerão alterações na validade.
Um espaço que receba muito calor também não é recomendado. Nada de local aberto/exposto, quebrado ou furado, pois a possibilidade de surgirem fungos e bactérias é muito grande.
"Uma gaveta é bacana, mas dá para escolher uma bolsinha, um case profissional ou até uma maleta", explica Edy Clemente do Werner. 
Se você não quiser investir em uma maleta pro, um porta-talheres de acrílico, com aquelas divisões, também é um bom lugar para arrumar a maquiagem. Para as mais exageradas, uma malinha de pesca pode ser uma boa opção. No caso das mais simples, bolsinhas e caixinhas resolvem o problema.
Atenção para quem usa cílios fake: "Preste muita atenção quando utilizar a cola para cílios - se a embalagem não for bem fechada, no próximo uso terás uma surpresa, ela estará seca", informa Edy.



2) Prazo de validade das maquiagens mais básicas:
Fechadas, as maquiagens duram até 2 anos, mas atenção, pois quando abrimos e começamos a utiliza-las, os prazos mudam.
Achei uma imagem otima e fácil de armazenar, portanto, salve no seu pc para quando você tiver duvidas:
 (clique para ampliar)

"Algumas marcas não colocam na embalagem do produto a validade e sim na caixa, que geralmente é dispensada. Para evitar problemas, verifique logo se o produto tem o prazo de validade na caixa e anote na embalagem", diz Edy. 
Ou fique atenta para sinais de ressecamento nos produtos, rimel com bolinhas, alteração na cor, cheiro e textura, diz a especialista Marcela Baldissera (hahahaha)

3) Mais algumas dicas úteis que encontrei e que acho válidas:

- Nem pensar em guardar necessaire no carro! Alem de fritar suas makes e derrete-las, itens como batons e perfumes podem ser bem prejudicados.

- Pincéis devem ser lavados semanalmente ou quinzenalmente, pode ser com sabão neutro ou com produtos específicos para isso. O excesso de agua deve ser retirado com papel toalha e deixe secar ao ar livre. Muitas marcas de cosméticos tem, o meu é este ai do lado (Achei, Gostei e Comprei ele +- USD 16,00).

- Sabe a espátula que vem no creme? É para ser usada! Quando manipulamos o produto com os dedos, crescem as chances de contaminá-lo com microorganismos.

- Evite compratilhar batons e principalmente, usar aqueles que estão nos testes das lojas!!

Espero ter colocado um pouco de juízo em vocês... ahahahaha
Beijos!!

11 comentários:

  1. Ma...dicas valiosíssimas! Esses dias mesmo tirei uma pancada de coisa da necessaire que fica em casa, a da bolsa sempre fica ok, mas a de casa foi metade pro lixo.

    ResponderExcluir
  2. ótimas dicas...na verdade acho que também já usei um Make vencido sim!!!hahhaha....mas agora vou prestar mais atenção...


    bjks!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Ótimas dicas! Pena que a gente não segue todas....
    Mas quanto à validade, sou super atenta!
    Bjks, Tatty

    http://suspirofashion.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Adorei a visitinha...o blog é novo sim! =D
    Eu tbm acho um absurdo isso de preços diferentes. Tem isso no Espaço Fashion tbm e a diferença é gritante!
    Sobre maquiagens vencidas, já passei por isso e agora tomo o maior cuidado...tive uma crise "espinhenta" por conta de uma base fora do prazo de validade
    Adorei seu espaço...voltarei com certeza
    Já tô seguindo
    *-*
    beijocas

    ResponderExcluir
  5. Cela, post perfeito, agora só usa quem quizer hahahaha, eu não vou mentir eu uso, eu fico de olho na aparência, só não uso vencidos na área dos olhos o resto eu uso, vou ver aqui se encontro uma repotagem que li no Daily Mail feita com uma dermato, e te passo, muito corntrovérsia rsrsrs, bjs, Va.

    ResponderExcluir
  6. Perfeito!!
    Eu sou igual a Va, uso vencida, mas não na área dos olhos, apesar de saber que faz mal fico com dó de jogar fora... =/
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  7. Ótimo post. Como eu tenho alergia a esmalte morro de medo de ficar com alergia de make.
    Nunca uso vencida e quando descarto a caixa, sempre coloco uma etiqueta no produto com a validade.
    Os makes que compro fora do país não tem prazo de validade, ai tem que usar o bom senso e se perceber que está com uma "cara" estranha, melhor jogar fora.
    Tenha um ótimo dia.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  8. No momento mesmo, estou usando um lapis bege da payot que já passou da validade tem 2 meses =x

    sobre O Bem Amado, vou fazer uma resenha só pra vc ter ainda mais vontade rsrs eu amo esse filme, o livro, a novela, a série...é meu xodó porque eu fui o prefeito no grupo de teatro da minha escola rsrs

    ResponderExcluir
  9. OIII!!
    Tbm achei e gostei!

    me visite!

    elo7.com/noselinhas
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Menina... achei, amei e seguirei seu blog!!! Adorei!!!
    Amo maquiagem e esse post está demais! Perfeito!
    Também tenho um blog e adorarei receber sua visita, quando puder dá uma passadinha lá.
    www.saramoedo.blogspot.com
    Abraços
    Sara

    ResponderExcluir
  11. Meeninas, esse é um blog só de maquiagens, com dicas incriveis, vale a pena conferir. http://dicasdagirezende.blogspot.com.br/
    Super beijo

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails