21 de julho de 2010

7 Pecados Capitais dos Cabelos

Meu pai sempre me falou quando eu era pequena para cuidar muuuuuito bem dos meus dentes, pois eu teria que conviver com eles a vida toda e nada pior do que dentes mal cuidados, dor de cabeça pro resto da vida.

Poisé meninas, podemos usar essa mesma teoria para nossos cabelos não? Nossos cabelos são um bem muito precioso pois são únicos, extremamente fundamentais para nossa boa aparência, bem-estar, auto-estima e quer coisa pior do que um cabelo que não está legal? Ficamos inquietas e insatisfeitas até que finalmente conseguimos fazer as pazes com ele (sim pois as vezes nosso cabelo tem vontade própria)!


Preparei esse post baseado em uma matéria da Elle (clique aqui para ler na íntegra). Eis os 7 PECADOS CAPITAIS do CABELO e o do que É CERTO FAZER, para não acabar com os fios assim:


Pecado 1: Pressa
Fazer escova no cabelo excessivamente molhado faz com que os fios fiquem expostos mais tempo ao calor do secador e favorece a quebra.
Correto: “Envolva todo o cabelo com a toalha e torça-o levemente, sem esfregar, para evitar o atrito”, ensina Déia Dios, do Ddios, em São Paulo. Só depois de retirar o excesso de umidade, recorra ao secador.
Esse é meu finalizador da Bed Head, uso antes de sair, que tira o arrepio, dá brilho e pode ser usado depois também, que tira o cheiro de cigarro 

Pecado 2: Misturar vários produtos para fazer hidratação
“Algumas mulheres apostam em um coquetel de tratamento, como ampola de vitamina C, de vitamina A, máscara... Ao adicionarem um produto mais oleoso a outro que tenha uma textura encorpada, o resultado é um mix pesado, capaz de provocar descamação, caspa e irritação no couro cabeludo”, alerta Charles Veiyga, do Ash Hair & Esthetics, em São Paulo.
Correto: “Use um único creme potente ou, então, uma ampola de cada vez. Coloque o produto só nos fios (mantendo três dedos de distância da raiz). Essa regra só não se aplica a cabelos coloridos com tons superclaros, do tipo loiro-platinado, que sofrem com o ressecamento próximo do couro”.



Esse creme da Elsève para tratamento noturno também é muito bom e barato, hidrata e deixa o cabelo com um aspecto de macio






Pecado 3: Condicionador ou máscara nos fios encharcados
“Além de diminuir a eficácia do produto, faz com que ele migre para o couro cabeludo, provocando a oleosidade”, alerta a cabeleireira Julianne Farias, do salão Julita & Julianne, de Recife.

Correto: lave com xampu, enxágue muito bem e elimine o excesso de água com a toalha. Só depois aplique o condicionador ou a máscara capilar, mecha por mecha. “Espere alguns minutos e enxágue muito bem”, recomenda Julianne. “Parece óbvio, mas muita gente ainda comete o mesmo erro. Produtos como condicionadores e máscaras não foram elaborados para permanecer no cabelo. Se a intenção for essa, o correto é optar por um leave-in". 







 Uso 2 leave-ins, Diamante - da Alfaparf, que tem termo protetor, protege os fios na hora de secar e deixa eles um pouquinho mais liso e esse modelador da Paul Mitchell que posso deixar meus cachos um pouquinho mais marcados..








 Pecado 4: Do chuveiro para a rua
Fios úmidos absorvem poeira e poluição. O couro cabeludo também fica saturado com a umidade e os resíduos de produtos capilares.
Correto: seque totalmente os fios antes de sair de casa. “Se estiver com pressa, em vez de lavar, apele para xampus a seco, que absorvem o excesso de óleo. Ou faça um rabo de cavalo”.



Pecado 5: Chapinha mal utilizada
Tirar o excesso de umidade com a toalha, deixar os cabelos secarem naturalmente e depois usar a chapinha pode fritar fios. Além disso, em cabelos crespos, exige várias passadas de prancha na mesma mecha, danificando a fibra capilar”, avisa Charles Veiyga.
Correto: 1º escova e 2º secador e depois a chapinha apenas para dar acabamento.

Pecado 6: Tentar domar o volume e amansar os cachos com lavagens diárias
“Como os volumosos e cacheados geralmente não produzem oleosidade suficiente, o excesso de lavagem impede o óleo natural de chegar ao comprimento e às pontas”.
Correto: evite lavar todo santo dia. Impossível? Então intercale o uso do xampu normal com outro hidratante. “Para dar um up nos fios, use um leave-in suave, indicado também para cabelos finos e ondulados”.



Alguns domadores de volume: 1) Clima Resist - Seda. 2) Xampu e Máscara d'Huiles Nature L'Oréal Professionnel. 3) Máscara Molesse Pró-Gravidade, Racco.

Pecado 7: Não conversar com o cabeleireiro
“Além das fontes de informação disponíveis (jornais, revistas, internet), é cara a cara com o profissional que você resolve suas dúvidas. Ele pode explicar a melhor forma de usar no dia-a-dia o que foi feito no salão, indicar produtos e técnicas adequadas para obter diferentes looks”, enumera Evandro Ângelo, do salão C. Kamura, em São Paulo.
Correto: não tenha medo de parecer desinformada. “Converse francamente com o cabeleireiro, peça dicas, conte suas experiências, relate suas dificuldades”, diz Evandro.

 E agora uma minha: eu e meu cabelo!! Natural, sem luzes, sem tinta mas também sem nada rsrsrsrs  Quase não cuido dele, só corto umas 4x ao ano...
Beijos e aproveitem as dicas, vou começar a dar mais atenção para o meu agora!

13 comentários:

  1. Cela, já misturei tanto hahahaah, seu cabelo é lindooooooooo.Depois mostre o que compou na C&A, hahahah, bjs, Va.

    ResponderExcluir
  2. Marcela!
    Que bom que vc gostou do Suspiro!!! Seu blog é fofo e já estou te seguindo!!
    Bjks, Tatty

    http://suspirofashion.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. É cunhada, concordo com tudo que vc postou, mas uma coisa vc tem que concordar comigo, tem gente que nasceu com sorte né? Linda desse jeito e com esse cabelo? Sem tintura e quase nem cuida dele? Olha que eu o que mais faço é gastar com o meu, e é um bandido, ou está preso, ou armado. hahahaha
    Vou rezar para que minha sobrinha tenha o seu cabelo. hahahah
    Beijos amada!!

    ResponderExcluir
  4. Acho que cometo todos os erros uhhauahau
    (valeu mesmo as dicas);;;;;;
    Seu cabelo é lindo, seu blog tá um show...
    bjus Mah
    Yarinha

    ResponderExcluir
  5. Aiii, e cabelos mega oleosos e finos que enchem o saco pra cuidas hauhuahuha

    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Que cabelón lindo!!!! Quem me deraaaa viu.

    Adorei a dica do produto noturno da Elseve. Vou comprar.

    bjs

    ResponderExcluir
  7. Adorei as dicas, por isso seu cabelo é lindo!
    Beijos!

    http://is2fashion.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá! Querida! como vc é linda! ameiii as dicas! nossa cabelo as vezes parece um "bicho de 7 cabeças" hahah
    Estou te seguindo! se puder me siga tb!
    bjinhuss

    ResponderExcluir
  9. Obrigada Marcela!
    E quanto a seguir, sempre dá erro mesmo, depois você tenta de novo.
    Beijão!

    http://is2fashion.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Oii, adorei seu blog e vim aqui pra te convidar a conhecer o meu e se quiser virar seguidora. Sempre tem posts interessantes, farei resenhas de produtos e sorteios. Espero sua visitinha!!! Bjosss e uma ótima semana!!!


    www.helanabarbosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Adorei as dicas!!!
    Super úteis!
    Gosto muito do finalizador da Bed Head!
    Bjos.

    ResponderExcluir
  12. Oi.... Amei as dicas, já cometi vários pecados kkk!
    Estou te seguindo se der passa no meu! Bjocas =)

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails